segunda-feira, 30 de junho de 2008

brasileiro =)

quase todas as pessoas querem mudar o mundo, pricipalmente os jovens, e é bom não querer ficar chato, amargo ou reclamão quando formos adultos. pior ainda chato na velhice. apesar de ser um tanto engraçado!

sou esperançosa e otimista, por isso mesmo não posso escrever apenas sobre coisas amenas e infelizmente não tenho mensagem nem receita para mudar o mundo. pois eu sou apenas mais uma pessoa que de um lado se alegra e do outro não. eu acho esse momento tristissimo. até jornais de fora importantes, que nem dão bola pra gente registram os fatos que andam ocorrendo no senado. 'os bandidos de verdade estão em Brasília, todos soltos'. a impressão que se tem, que eu tenho, é que ninguém anda fazendo grande coisa, ou pouca gente faz alguma coisa pra melhorar. mas eu acho sim, que muitos responsáveis não fazem nada, ou fazem mal: desviam dinheiro de um jeito sujo, deixam os pobres mais pobres, desprezam educação e cultura, cospem na saúde.

mas também vejo muita gente fazendo coisas positivas, gente querendo acertar, jovens ou velhos com esperança, pessoas espalhando o bem. cada vez que um de nós é leal com alguém, faz uma coisa boa. cada vez que respeitamos o outro com suas diferenças, seus dramas e necessidades, fazemos uma coisa boa. cada vez que somos decentes em vez de pervesos, cada vez que cultivamos compreensão e respeito em lugar de rancor. cada vez que somos carinhosos, alegres e solidários, fazemos uma coisa boa.

cada vez que um jovem estuda, trabalha e se constrói como pessoa produtiva e positiva, faz algo muito bom. cada vez que um pai presta atenção no filho, cada vez que uma mãe é dedicada sem depois cobrar isso. cada vez que alguém fuma seu último cigarro. sempre que alguém recusa usar drogas, negando-se a homenagear os traficantes que amanhã vão matar seus filhos ou seu amigo, está fazendo uma coisa muito boa.

quando olhamos uma árvore na beira da estrada, a luz do sol num gramado, a chuva na vidraça, um velho rodeado por filhos, estamos fazendo uma coisa boa; cada professor mal pago que atende com dedicação seus alunos, cada médico de saúde pública que cuida com humanidade de seus doentes faz uma coisa muito boa. sempre que uma mulher aproxima seus filhos do pai mostrando que ele é ser humano, está fazendo uma coisa boa; cada filho que abraça o pai que já não o pode sustentar faz uma coisa boa.

fazem-se muitas coisas boas nesse mundo, e por isso ainda não nos matamos. por isso ainda estamos abertos ao bonito, ao bom e ao outro. por isso vale a pena viver. as coisas não estão perdidas, a amargura não vai dominar, a sombra acabará fugindo da claridade, e continuaremos sendo, humanos!

aaaaaaah, eu amo meu Brasil :D